Refunct - Uma breve análise para um breve jogo

A minha recomendação é comprar, fechar a porta do seu quarto, e embarcar na viagem sem deixar que as trivialidades da vida te interrompam. Se fizer isso talvez tire do jogo essa experiência curta, marcante e esteticamente prazerosa que ele fornece. Eu posso garantir que o jogo valeu muito a pena.




A mecânica é muito simples. Pule, abaixe, corra, pule e pule mais. Mas o jogo não te ensina alguns dos truques avançados para poder alcançar certas plataformas e colecionáveis, o que é bom, assim temos um jogo que espera de seu jogador um mínimo de dedicação. Eu pessoalmente odeio ser superprotegido. Gosto quando exigem de mim, por isso gostei do jogo exigir um pouco.
A trilha sonora é puramente instrumental, é marcante demais. Muitas das pessoas que jogarem o jogo vão se pegar ouvindo a música no youtube depois da jogatina. Pelo menos foi assim comigo. Ela tranquiliza e dá ênfase à atmosfera desejada pelos criadores do jogo, tornando o jogo uma experiência ainda melhor.
Refunct não tem história, mas possui um certo conceito. A palavra "refunct" significa retornar a um estado operacional depois de um período sem funcionar. O texto do jogo é mínimo e não há dublagem, as conquistas da Steam ajudam a entender o que os criadores queriam que o jogador sentisse. Eu recomendo demais completar os 100 por cento do jogo. É bem legal o que acontece.
Os seres humanos têm sonhos de grandeza. Quando um deles quer ser boxeador se imagina nocauteando o Mike Tyson, quando quer ser jogador de futebol, pensa em ser melhor que o Pelé. Quando jogadores de videogame pensam em um jogo, eles pensam em grandiosidade de produção. Refunct vai de contra tudo isso, ele é suavidade, pequenez, simplicidade. É como um gesto simples de amor, com pequena duração, que se perde facilmente no meio do tempo, mas que fica e é profundo.

Comentários

Postar um comentário