Action figure, muito mais que um brinquedo


Action figures são réplicas materializadas de personagens de filmes, desenhos, video-games, etc. Réplicas realmente bem feitas e que fazem, até mesmo quem não é um colecionador nato ter vontade de adquirir pelo menos uma dessas peças.

O Action Figure é muito mais que só um brinquedo como muitos veem; é simplesmente uma figura de decoração Nerd/Geek, ou até mesmo de uma pessoa que queira ter algo diferenciado.

Existem Action Figures de diversos tamanhos e preços, cabe ao consumidor/colecionador escolher qual/quais lhe agrade mais e que caiba em seu orçamento. 

Quanto a idade para poder adquirir uma dessas peças, isto normalmente é especificada pelo fabricante, porém é sabido que existem peças exclusivas para adultos.

No Brasil ainda este mercado é muito pequeno, tanto que existem poucas lojas por aqui, apesar deste ramo estar crescendo aos poucos de um tempo pra cá. Um fato que contribui muito para a não difusão em massa deste mercado no Brasil são os preços que acabam ficando 2 (duas), 3(três) vezes mais caros do que o preço original, e até sabemos o porquê, impostos, o principal motivo. O preço também acaba limitando o público que adquire estas peças

Enfim vamos falar sobre alguns actions figures e suas categorias.


Bustos


Nas imagens acima estão exemplos de Actions Figures na categoria Bustos. Como o próprio nome diz é um busto de algum personagem, que é a escultara da cintura ou do tórax para cima. Nos casos acima, Eddie mascote da banda Iron Maiden e o Superman. Geralmente categoria é um pouco mais cara que as demais, tendo algumas dessas pessoas inclusive tamanho proporcional ao que seria o personagem em vida real.

Escala 1/4



Geralmente réplicas em torno de 45 cm. Costumam vir acompanhadas de alguns acessórios (armas, chapéus e etc). Acima estão exemplos, que são personagens dos Senhor dos Anéis/Hobbit (Legolas e Bilbo Bolseiro).

Escala 1/6





Já a escala 1/6 são réplicas em torno de 30 cm. Assim como os de escala 1/4, os de escala 1/6 também costuma vir com acessórios e apresentar mesma qualidade. Acima estão o Homem de ferro na armadura 2 e Tony Stark.


Bobble head


Réplicas dos personagens que mechem a cabeça. Com algum tipo de mola, esta categoria de action figure tem por objetivo tornar um pouco vivo a réplica inanimada. Apesar de não ser tão cara como as demais categorias, ela é uma boa aquisição.

Comentários